Os filhos emancipados de Deus (Isaías 1:2)



A palavra “emancipação” é um termo que dá nome a libertação ou independência de alguém. Na esfera civil a emancipação define-se como o ato que faz com que pessoas, geralmente menores de idade, se declarem independentes, capazes, e responsáveis perante a sociedade. 

Na profecia inicial de Isaías, uma primeira imagem profética é justamente a respeito de Israel como filhos rebeldes que se revoltam contra o Senhor (o pai).

"Escutem, ó céus, e ouça, ó terra, porque o Senhor é quem fala: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim." (Isaías 1:2) 

À semelhança da emancipação civil, onde filhos ficam independentes e livres do domínio de seus pais, Israel seguia um processo de emancipação espiritual de Deus, regada a pecados de todos os tipos e adoração corrompida, vazia e negligente, onde o Senhor era sistematicamente rejeitado e desprezado.

Era algo tão terrível, que o profeta chega a perguntar "por que vocês insistem em ser castigados? Por que continuam em rebeldia (v. 5)?" Essa também é uma boa pergunta para nós: por que ser independente, e não totalmente dependentes do Senhor? Por que ser um filho emancipado de Deus retroceder quando podemos avançar? Lendo todo o texto de Isaías percebemos o quanto há de prejuízo em seguir nessa rebelião.

A boa notícia é que Deus, com sua infinita graça, nos chama para resolvermos essa questão:

O Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra. Mas, se recusarem e forem rebeldes, vocês serão devorados pela espada; porque a boca do Senhor o disse.” (Isaías 1:18-20)

A expectativa é que os filhos ouçam os seus pais. É dessa maneira que os descendentes costumam prolongar os seus dias nesta terra, conforme um dos mandamentos do decálogo. Assim como a solução proposta para Israel nos termos acima, hoje podemos ser restaurados como filhos de Deus quando ouvimos a voz de Deus através do evangelho de Jesus. É por meio de jesus, e só Dele, que os nossos pecados são lavados, ficando tão brancos como a neve ou a lã.

Deus está te chamando para resolver a questão enquanto é tempo, antes que você seja "devorado pela espada", antes que o juízo venha. Ouça o que ele tem a dizer!

Postagem Anterior Próxima Postagem