Lutando para ler a Bíblia



A prática de ler a Bíblia todos os dias, todos os anos, não vem automaticamente, então, temos que lutar por ela. É verdade que em meio a escolha de ler as Escrituras diariamente, estamos sujeitos a cair no desânimo ou desmotivação, seja por motivos de saúde, tarefas rotineiras, ou mesmo algo na esfera espiritual. Diante disso, você pode usar as três perguntas abaixo para tentar te ajudar no desempenho desta tarefa tão nobre.

Quando você vai ler?

Essa é a primeira pergunta. Qual o horário que você determinou para ler a Bíblia? Se você não tiver um horário escolhido, sua leitura bíblica simplesmente não acontecerá. Se você disser: “Vou ler amanhã assim que tiver uma chance”, então essa chance nunca chegará. Quando você não cuida da sua agenda devocional, sua carne ou Satanás cuidará dela. Se você não planeja ler a Bíblia em um determinado momento determinado, você terá grande chance de se tornar um leitor cristão imprevisível, inconstante, e fraco.

Onde você vai ler?

Em seguida, você tem que definir o local. Se você não tiver um lugar escolhido, você fatalmente ficará perambulando e dirá: “Não há lugar tranquilo. Não há para onde ir. Tem barulho alí, TV ali, comida ali — não há para onde ir”.

Susanna Wesley (esposa de John Wesley, um dos dois maiores avivalistas da Grã-Bretanha) teve dezesseis filhos. Mas Susanna Wesley era tão disciplinada e disciplinadora que ensinou a essas dezesseis crianças: “Quando você entra na cozinha e meu avental está sobre minha cabeça, você não diz uma palavra”. Os filhos dela sabiam que “quando o avental da mamãe está sobre a cabeça da mamãe, a Bíblia está aberta e ela está orando, e que portanto você não entra no lugar santo.”

Isso pode ser feito se você quiser, se você acreditar nisso.

Como vou ler?

Por último, vem a parte do “como”, que diz respeito ao plano, e pelo menos um plano você já tem, que é o oferecemos aqui no site. Você pode seguir outros, inclusive, mas de todo modo você dificilmente conseguirá sem um plano. Uma das derrotas mais dolorosas na leitura bíblica é ter o tempo, o lugar, sentar e abrir o Bíblia, e não saber para onde ir.
Fazendo uma oração

Para finalizar, quando estiver com desânimo ou desmotivado, ore para Deus assim:

Pai, peço-lhe que cumpra todo plano e obra de fé em mim por seu poder. Me abençoe para viver a vida cristã como uma vida baseada na tua palavra – meditando, refletindo, e lembrando. E Senhor, faça parte do meu arsenal, de como triunfarei dia após dia contra o maligno. Ó Senhor, faça de mim bom guerreiro, ajude-me a saber lutar pelo prazer de ler as Escrituras Sagradas. Amém.

Texto inspirado por um sermão do pastor John Piper em 2000.


Postagem Anterior Próxima Postagem