O que são os filactérios e as franjas em Mateus 23?


No texto de Mateus 23, onde Jesus demonstra a hipocrisia e a falsidade dos escribas e fariseus, por sermos leitores de uma época muito à frente, somos surpreendidos pela menção do mestre sobre um objeto chamado filactério e também uma menção sobre franjas.

"Praticam todas as suas obras a fim de serem vistos pelos outros; pois alargam os seus filactérios e alongam as franjas de suas capas." (Mateus 23:5)

Vejamos então qual o sentido dessa colocação usada por Jesus.

Filactérios

Os Filactérios eram cápsulas usadas no braço esquerdo, próximo ao coração e sobre a testa. Continham um pedaço de pergaminho com quatro passagens das Escrituras, que são: 

"Senhor disse a Moisés: Consagre-me todo primogênito. Todo o primeiro que sair do ventre de sua mãe entre os israelitas, tanto de homens como de animais, é meu. Moisés disse ao povo: — Lembrem-se deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor os tirou de lá; portanto, não comam pão feito com fermento. Hoje, mês de abibe, vocês estão saindo do Egito. Quando o Senhor os tiver introduzido na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, terra que o Senhor jurou a seus pais que daria a vocês, terra que mana leite e mel, vocês observarão este rito neste mês. Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento; e no sétimo dia haverá festa ao Senhor. Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento. Nada que tenha sido levedado se encontrará entre vocês nem ainda fermento será encontrado em todo o seu território. — Naquele mesmo dia, vocês dirão a seus filhos: “Isto é pelo que o Senhor nos fez, quando saímos do Egito.” E será como sinal na mão de vocês e por memorial entre os seus olhos, para que a lei do Senhor esteja na sua boca; pois com mão forte o Senhor os tirou do Egito. Portanto, guardem esta ordenança no tempo determinado, de ano em ano." (Êxodo 13:1-10)

"Quando o Senhor os tiver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a vocês e aos seus pais, quando ele lhes tiver dado essa terra, vocês deverão separar para o Senhor todo primeiro filho homem que nascer e todo primogênito dos seus animais; os filhos e filhotes machos serão do Senhor. Porém todo primogênito da jumenta vocês poderão resgatar com um cordeiro; se não o resgatarem, deverá ser desnucado; mas vocês resgatarão todo primogênito do homem entre os seus filhos. — Se no futuro o seu filho perguntar: “O que significa isso?”, você responderá: “O Senhor com mão forte nos tirou da casa da servidão. Pois aconteceu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso, sacrificamos ao Senhor todo primeiro filhote macho. Mas a todo primogênito de nossos filhos nós resgatamos.” E isto será como sinal nas suas mãos e por frontais entre os seus olhos; porque o Senhor com mão forte nos tirou do Egito." (Êxodo 13:11-16)

"— Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. 8Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas." (Deuteronômio 6:4-9)

"— E o Senhor continuou, dizendo: “Tenho observado este povo, e eis que ele é povo teimoso. Deixe que eu os destrua e apague o nome deles da face da terra; e farei de você uma nação mais forte e mais numerosa do que esta. — Então me virei e desci do monte, que estava em chamas. As duas tábuas da aliança estavam em minhas mãos. Olhei, e eis que vocês haviam pecado contra o Senhor, seu Deus: tinham feito para si um bezerro de metal fundido. Bem depressa vocês se desviaram do caminho que o Senhor lhes havia ordenado. Então peguei as duas tábuas e as joguei no chão, quebrando-as diante dos olhos de vocês. 18Depois, como havia feito na ocasião anterior, fiquei prostrado diante do Senhor durante quarenta dias e quarenta noites. Não comi pão e não bebi água, por causa de todo o pecado que vocês haviam cometido, fazendo o que é mau aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. Porque eu estava com medo por causa da ira e do furor com que o Senhor tanto estava irado contra vocês, ao ponto de querer destruí-los. Porém mais uma vez o Senhor me ouviu. O Senhor estava muito irado com Arão e queria destruí-lo; mas também orei por Arão ao mesmo tempo. Depois peguei o pecado de vocês, aquele bezerro que vocês tinham feito, o queimei e o esmaguei, moendo-o bem, até que se desfez em pó; e o pó eu joguei no ribeiro que descia do monte." (Deuteronômio 9:13-21)

O filactério usado na cabeça tinha quatro compartimentos, cada qual com um pedacinho de pergaminho, com essas quatro passagens bíblicas acima. O filactério usado no braço tinha um único pedaço de pergaminho, com todas as quatro passagens bíblicas. Honravam a essas cápsulas tanto quanto as próprias Escrituras, e imaginavam totalmente que o próprio Deus as usava. Também chegaram a ser supersticiosos, usando-as inclusive como encantamentos para espantar o mal, incluindo os maus espíritos ou os demônios. 

Franjas

Já as franjas, vemos que Jesus, tal como os judeus em geral, usava uma franja ou beirada, na veste mais externa, que era um regulamento antigo, dado aos judeus:

"Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das suas capas e ponham um cordão azul em cada franja" (Números. 15:38).

Os rabinos judeus haviam desenvolvido regras minuciosas sobre isso, tal como aquela que dizia que cada uma das franjas brancas deveria consistir de oito fios, um dos quais deveria ser enrolado em torno dos demais. Outros regulamentos foram baixados sobre quantas vezes o fio deveria ser enrolado (primeiramente sete vezes, com um nó duplo; então oito vezes, com um nó duplo; então onze vezes, com um nó duplo; e, finalmente, treze vezes, com outro nó duplo). Isso era feito segundo os valores numéricos dos caracteres hebraicos que formavam as palavras "Jeová Um". 

O tamanho das cápsulas dos filactérios, quanto o tamanho das franjas procurava demonstrar a medida do zelo de quem as usava, porém nessa passagem os escribas e fariseus alargavam o seu tamanho para atrair maior atenção sobre si mesmos, comportamento totalmente reprovado por Jesus.

Postagem Anterior Próxima Postagem