A prioridade da Sabedoria (Pv. 1:28-31)


“Então, vocês me chamarão, mas eu não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e não escolheram temer ao Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso de toda a minha repreensão, comerão do fruto dos seus caminhos e se fartarão das suas próprias maquinações. (Pv. 1:28-31)

No contexto do capítulo, a sabedoria (como personificada) faz um convite para que ela seja buscada, ao mesmo tempo que diz que muitos a rejeitam. A passagem que lemos é uma alerta da sabedoria quanto a negligencia de não buscá-la no tempo apropriado: “não me encontrarão!”

O texto ensina que na nossa vida a sabedoria de Deus deve ser prioridade a ser buscada antes de ter que usá-la. Ela é preventiva, é uma base de segurança, e não um socorro emergencial. O texto nos lembra que sem a sabedoria de Deus ficamos a mercê da inconstância do nosso coração.

Assim como no texto, a sabedoria assumiria uma forma personificada, Jesus, o Deus encarnado, aquele que recebe do Pai a sabedoria plena. Então ouvir e praticar o evangelho que Jesus pregou é dar ouvidos e priorizar a sabedoria de Deus em nossas vidas. 

Postagem Anterior Próxima Postagem