O que é Escatologia?


As conversas sobre “escatologia” podem sair dos trilhos rapidamente. A palavra evoca em muitas das nossas mentes debates sobre Israel, ou imagens de livros com títulos sombrios e ameaçadores e capas com fogo e luas vermelhas, e todo o tema pode deixar-nos confusos e cansados. Por causa disso, muitos de nós somos tentados a simplesmente evitar o assunto por completo. Isto é lamentável porque a esperança da conclusão culminante de Deus para a história humana é uma das esperanças centrais da Bíblia. Se esta área da teologia cristã conquistou as mentes e os corações dos autores bíblicos, não podemos ignorá-la. No entanto, isso não significa que não tenhamos motivos para ficar nervosos. Por que? Porque toda a conversa, infelizmente, foi encerrada num conjunto muito restrito de preocupações. Na maior parte, a soma e a substância dos nossos debates escatológicos envolvem questões relacionadas com o momento e a sequência do regresso de Cristo e os acontecimentos finais do julgamento e da restauração. Pensamos que falar sobre escatologia é falar sobre Apocalipse 20 e os mil anos ali mencionados. Eles são literais ou figurativos? Estão se referindo a um reino terreno antes do julgamento final ou ao reinado de Cristo no céu agora mesmo? No primeiro caso, estão descrevendo uma era de ouro de prosperidade terrena antes ou depois do retorno de Cristo?

Agora, para ser claro, estas questões não são sem importância. Tendemos a andar no que poderíamos chamar de “pêndulo do milénio”, oscilando de um excesso para outro – ou minimizamos a importância destas questões, ou maximizamos a sua importância como algo pelo qual vale a pena dividir. A verdade é que nenhum dos extremos é importante. Por um lado, uma ambivalência é errada porque a forma como respondemos a estas questões específicas sobre Apocalipse 20 é determinada pela nossa compreensão de toda a Bíblia . A maneira como você relaciona os cristãos da Nova Aliança com as profecias do Antigo Testamento sobre “Sião”, “Israel” e “Jacó” não é uma questão pequena – toda a sua compreensão de como montar a Bíblia irá moldar as perguntas e respostas geradas pela sua compreensão da leitura de Apocalipse 20. Por outro lado, o tema da escatologia é muito mais massivo do que essas questões importantes.

A escatologia trata do objetivo final de Deus – seu telos, seu propósito, seu fim pretendido – da criação . Deus não faz nada sem propósito – existir é ter um telos. E o telos da criação é a sua glorificação. O que significa que a escatologia precede a criação. Para você existir como ser humano é você ser um personagem dentro de uma história que está sendo escrita por um Autor soberano que está no processo de levar sua história à sua conclusão perfeita. É para isso que toda a criação foi feita, e é para isso que todos os seres humanos, na sua plena realização do propósito de Deus para eles, podem esperar experimentar: a glória de Deus na sua glorificação. Isto significa que, apesar das muitas diferenças que dividem as escatologias cristãs umas das outras, a diferença mais significativa em relação à escatologia não é uma questão do que distingue os pré-milenistas dos pós-milenistas ou amilenistas, mas sim o que distingue todos os cristãos de qualquer outro retrato da história.

Independentemente da sua posição sobre o milénio, penso que é possível esboçar o que poderíamos chamar de “mera escatologia cristã”. Eis como eu descreveria isso:

Escatologia é a teologia das últimas coisas. Esta área da teologia abrange o propósito bíblico da criação, a revelação profética bíblica dos eventos e circunstâncias que levaram ao telos final do cosmos, bem como os principais elementos da realização deste telos, incluindo (a) o retorno corporal de Jesus Cristo à terra (Atos 17:31; Jo. 5:22-27; 1 Tessalonicenses 4:17; Ap. 19:11-16), (b) a ressurreição corporal dos mortos (Atos 24:32-46; Jo. 5:28-29; Filipenses 3:21; 1Coríntios 15:12-49), (c) julgamento divino, pelo qual os injustos são condenados ao inferno e os justos são glorificados para herdar a plenitude da vida eterna (Mateus 12:36; 25:32-46; Is. 66:24; Dn. 12:1-3; 2Coríntios 5:10; Ap. 20:11-15) , e (d) a glorificação de toda a criação, com a consumação dos Novos Céus e do Novo Terra, onde os santos habitarão corporalmente em perfeita comunhão com Deus para sempre (Is. 65:17; 66:22-23; Rm. 8:22-25; 2Pe. 3:8-13; Ap. 21:1-22:5).

Como podemos ter certeza de que essas coisas realmente acontecerão? Porque, de forma muito real, o fim já foi inaugurado com a morte, sepultamento, ressurreição e ascensão de Jesus! No dia em que ressuscitou dos mortos, ele garantiu que todas essas promessas bíblicas não eram apenas sonhos impossíveis ou ilusões. A glorificação dos céus e da terra (ou, pode-se dizer, a ressurreição dos céus e da terra) não é mais um sonho distante e esperado - não é assim há mais de dois milênios, porque quando Jesus saiu da sepultura, ele foi o primeiro fruto — o brotar do início da primavera — de todas aquelas promessas gloriosas que se concretizaram.

Nós, que confiamos em Cristo, conhecemos o que Marta aprendeu dos próprios lábios de Jesus: Ele é a ressurreição e a vida (cf. Jo. 11, 17-26). Saber essas coisas e acreditar nelas dá significado a cada parte de nossas vidas. Escatologia significa que todas as atrocidades que vemos, toda a dor e o mal natural e moral que experimentamos, todos têm uma data de validade. Significa que os riscos no evangelismo não podem ser maiores – estamos a falar de questões de vida e morte eternas. Isso significa que ninguém que já foi sepultado permanecerá assim – todos os cemitérios do “jardim” renderão seus mortos que herdarão a vida eterna ou o julgamento eterno (1Co 15:23). Significa que a nossa esperança final não é morrer e ir para o céu, mas sim que o céu venha à terra. Significa que aqueles a quem amamos e que morreram confiando em Cristo, embora estejam atualmente presentes com ele - perfeitamente alegres - de uma forma (misteriosamente) incorpórea (Fp 1.23-24), estão esperando exatamente aquilo que você está esperando: ressurreição e a glorificação dos céus e da terra. O desfrute perfeito e incessante de Deus num corpo glorificado num cosmos glorificado – esta é a nossa esperança e a nossa promessa.


Traduzido do original "What is Eschatology?", escrito por Samuel G. Parkison, para a o site For The Church.


Postagem Anterior Próxima Postagem